domingo, 10 de outubro de 2010

O QUE É PARADIGMA?

Sempre ouvimos palavras novas que são adicionadas nas nossas leituras e nem sempre refletimos sobre o significado e, em como a usaremos, e aplicaremos no nosso cotidiano, a palavra Paradigma, meus seguidores sabem o que ? Quais são os seus paradigmas? Portanto vamos para a definição da palavra, pois é a maneira mais forte que representa os conteúdos de uma visão de mundo.
Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido.
Fazendo uma pesquisa, podemos afirmar que Paradigma literalmente modelo,
é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado.
Um novo paradigma precisa ser construído para a ciência, para a educação, para a tecnologia e para a sociedade. A fragmentação é viável e aceitável na medida em que a mesma pense no todo, porem não é isto que esta acontecendo tanto no meio cientifico como no social, cultural e político.
Paradigma é aquilo em que acreditamos como verdade incontestável e que tem uma função: nos impõe limites! Para valorizar a minha pesquisa que tal meus seguidores me ajudarem em dar exemplos de paradigmas?

3 comentários:

  1. A educação física dentro da escola por exemplo, deveria mudar o seu paradigma de ser ensinado somente esportes para os alunos a diversidade cultural do movimento das crianças devem também fazer parte das aulas, e também a parte teorica. Romper paradigmas antigos para enriquecer o novo.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ JACI

    VOCE FOI SÁBIA NO SEU EXEMPLO, CONTEXTUALIZOU COM SUA PRATICA, COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA, CONCORDO COM VOCE, A TEORIA EM TUDO E QUE NOS EMBASA PARA COLOCARMOS AS COISAS NA PRÁTICA OU ATÉ COMPROVARMOS A VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS APRESENTADOS COMO VERDADE.
    ABRAÇOS

    REGINA

    ResponderExcluir
  3. OLÁ
    QDO EXERCIA MINHA ATIVIDADE PROFISSIONAL DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS TENTAMOS DESENVOLVER E ATÉ IMPLEMENTAR ALGUNS PARADIGMAS NO ÂMBITO DE TREINAMENTOS PARA OS COLABORADORES DO PODER JUDICIÁRIO QUE AINDA HOJE É TÃO CRITICADO POR SUA MOROSIDADE, HJ APOSENTADA CREIO QUE ALGUM DESSES MODELOS QUE AJUDAMOS A IMPLANTAR ESTEJAM EM DESENVOLVIMENTO.
    OUTRO EXEMPLO QUE HJ VIVENCIO É O NOVO PARADIGMA ACEITO PELA IGREJA CATÓLICA, VISTO QUE SUA PRÁTICA, A CONDUÇÃO DO CRISTIANISMO TEM PASSADO POR GRANDES E PROFUNDAS MODIFICAÇÕES E ISSO TEM TIDO RESULTADO POSITIVO, PQ A IGREJA PASSOU A SER MAIS ABERTA E COM MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS.
    QUE OUTROS PARADIGMAS SEJAM IMPLANTADOS EM DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, ROMPENDO BARREIRAS ARCAICAS, BUSCANDO O NOVO E MELHOR PARA TODOS NÓS.
    VALEU VIU? GOSTEI MTO DO COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir