sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A INVEJA

Ainda explorando os desdobramentos, digo aprofundamentos sobre o tema stress, ouvi que a inveja é uma agente gerador de stress, e no nosso dia a dia podemos ver situações que precisamos saber identificar, para não seremos vítimas!!!!!!!!!!!!!
Partindo da definição, podemos dizer que é um:
- Sentimento em que se misturam ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, beleza ou prosperidade de outros.
- Desejo incontrolável de possuir em caráter exclusivo o que é possuido por outros.
Encontramos com mais freqüência a inveja no sexo feminino, mas no sexo masculino pode ser visto por vezes, a inveja do status social, do emprego, do belo carro, da inteligência, da boa posição dentro da sociedade, ou de ser o preferido do chefe.
Vemos a inveja em amigas intimas, cunhadas, primas, irmãs,etc. Como adoro o mundo virtual, este comportamento invejoso também já chegou no mundo virtual, vimos em sites de relacionamentos, blogs, onde espalham comentários maldosos.
Como lidar com isto nos diversos ambiente? No trabalho, evite participar de turmas de fofoca, se por acaso se bater com colega falando mal de alguém, sem motivo, não emita juízo e saia do local. Caso alguém peça a sua opinião, apresente uma desculpa e diga que é parte do processo.
Procure assuntos triviais e que não envolvam temas pessoais, não conte seus planos, sem ter certeza que o outro é de confiança. Se a inveja for de sua melhor amiga, reavalie a situação e veja o que fala com ela, você pode até uma conversa aberta e franca, mas cuidado para não ser mal interpretada e causar um grande mal estar entre vocês.
E se for aquele ciúme de suas coisas pessoais, o que fazer? Ou diga tudo, onde comprou ou diga que ganhou! A escolha é sua!
O pior minhas seguidoras, é quando não temos senso crítico e somos a invejosa; se entender que deseja o que é do outro, reflita quais os motivos que a faz ter inveja. Aceite-se, não tem escolha, senão o stress será eterno.
Em resumo, reveja sua atitude e principalmente o da outra pessoa, e siga o caminho que for mais saudável para você, pois não pode conviver com sentimentos negativos, o melhor é se afastar da invejosa, por que a vida nos mostra melhores alternativas.

2 comentários:

  1. "O que a ferrugem faz ao ferro, a inveja faz ao homem".

    ResponderExcluir
  2. olá realmente a inveja é um sentimento negativo e devemos fazer todos esforços para superar.
    Segundo o livro dos provérbios a "inveja é a cárie dos ossos'
    Que Deus nosso Pai nos livre dessa doença, desse mal.

    ResponderExcluir