sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A ALIMENTAÇÃO É ÚLTIMA REFERENCIA CULTURAL DE UM POVO!

A identidade de um povo se dá principalmente por sua língua e comida. As práticas alimentares ao longo do tempo incorporam a cultura de um povo.Como muitas doenças são agravadas ou até mesmo originadas pelos hábitos alimentares, exemplos: obesidade, diabetes, dislipidemia, alergias alimentares,etc e outras que precisam de uma alimentação especial,balanceada para recuperação do individuo.
Muitos alimentos são incluidos no estilo de vida, são manipulados, armazenados de modo distintos e este comportamento alimentar é motivo de estudo e até mesmo publicação de livros.
O livro Saúde e alimentação, nos diz que todo homem pode melhorar sua vida escolhendo os alimentos corretos.
A comida típica de cada lugar é prova da influencia das diversidades culturais, exemplo quando comemos macarrão, nos lembramos dos italianos, já quando comemos goulash é um prato tradicional alemão, quibe nos faz lembrar dos árabes, pratos picantes lembramos dos mexicanos.Qual a festa chique que não tem sushis, e sashims, é a cara do Japão e China, onde esta cozinha, valoriza a decoração, a beleza dos pratos e nos estimula a vontade comer! As leis judaicas proibem o consumo de carne de porco e o consumo do leite é todo vistoriado para consumo do chefe religioso.
Segundo os entendidos em gastronomia, a melhor cozinha é a francesa, pois foi a norteadora das demais, esta é servida com pratos equilibrados e com atitudes, com pães, variedade dos vegetais, queijos, pena que nem sempre podemos ter saldo em caixa, para desfrutarmos as coisas boas da vida.
Como aqui na Bahia é o berço cultural da mãe África e como sabem, aqui o cheiro e o gosto pelo dendê são admirados por todos, as sextas feiras por aqui, o carurú e completo! No mês de setembro, aparece os devotos de Cosme e Damião. Já abrangendo esta pesuisa para o território brasileiro o gosto popular é o feijão e arroz. Falando por regiões, a mandioca é da região norte,herança da cultura indigena, na região Nordeste temos carne do sol, rapadura, sem falar na mistura de raças que por aqui passaram e deixaram sua contribuição, já a região centro oeste, banhadas com suas bacias hidrograficas, a preferencia são os peixes, já na região sudeste o uso de urucum é forte, as comidinhas mineiras tão gostosas( galinha babada, o mesmo que galinha com quiabo), torresmo, feijão tropeiro, queijo,etc e finalmente no sul quando vemos um chimarrão, logo nos lembramos dos pampas e de suas bombachas, sem falar no famoso churrasco gaucho, tché!
Portanto caros seguidores, somos o que comemos, e nosso corpo trasnforma o alimento na energia que precisamos, nada de acumular!

4 comentários:

  1. Onde achou isso das regiões?
    Acredito que em MInas somente o urucum e o queijo são verdade, pois o torresmo pelo menos aqui nesta banda de MInas não usamos.

    ResponderExcluir
  2. ola jaci

    fiz uma leitura de uma tese de grsduação de uma aluna de gastronomia,como por aqui associamos estas coisas gostosas aos mineiros, nao tem saida é só rir e assumir

    ResponderExcluir
  3. Ele não deve ter pesquisado no interior e sim na capital. Tese invalida.

    ResponderExcluir
  4. OI
    MAIS UMA VEZ ADOREI AS INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E TB OS ALIMENTOS TIPICOS CONFORME A REGIÃO, DE FATO TD É MTO SABOROSO NESTE NOSSO PAÍS TÃO RICO E TÃO FARTO, MAS É PRECISO MODERAÇÃO E EQUILIBRIO PARA APROVEITAR CADA SABOR EM CADA REGIÃO QUE VAMOS TENDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER.
    VALEU GAROTA!!!!!!

    ResponderExcluir