sábado, 7 de julho de 2012

AGORA É A VEZ DO QUIABO!

Ontem assistindo o programa Globo Repórter, sobre alimentos que trazem benefícios a saúde é que prestei atenção para os benefícios ditos do quiabo, pois é queridas seguidoras, agora a bola da vez é este legume! Pensei, agora que vão aumentar o preço! Como adoro quiabo, e faço uso dele com bastante frequência, pois por aqui é assim, se comer quiabo com carne, vira quiabada, se for com galinha vira babada, se for junto apenas com abóbora vira cortadinho ou quibaby, se misturar amendoim, castanha e azeite, vira carurú, ferventado, é só regar azeite doce e vira uma boa salada, cortá-lo e acrescentar temperos e caldo, vira sopa, se colocar ele junto com outros legumes e um pedacinho de carne vira um belo cozido, se for colocado no feijão com outros legumes, ai rola uma bela feijoada sergipana, viram que tanta variedade na gastronomia.... Antes que ele vire artigo de luxo, vamos logo pesquisando, pois bem, já me adiantei, e é considerado uma hortaliça originaria da África, que foi trazido pelos escravos e passou a fazer parte da nossa culinária. No site de pesquisa, Brasilescola, diz que:”O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.” Na reportagem citada na inicial, explicou a capacidade dele diminuir a absorção da glicose no intestino, com isto diminuirá a concentração da glicose sanguínea, e mostrou vários diabéticos que estão sendo monitorados tendo o sucesso com a inserção dele na dieta, já que ele tem pouco quantidade de carboidratos, ou seja, mesmo comendo muito, não irá alterar os níveis glicêmicos. Ensinaram até fazer farinha de quiabo, achei interessante porque é cultural em nossa Bahia, comermos com farinha, e a derivada da mandioca eleva muito a glicemia, a substituição será bem aceita. Enquanto a cura do Diabetes não chega vamos saboreando o intervalo e adotando medidas salutares para o nosso corpo!

2 comentários:

  1. oi
    OBA MARAVILHA ESTA DESCOBERTA E VAMOS SIM ADOTAR NO NOSSO CARDÁPIO E EU JÁ VOU PROVIDENCIAR PARA PLANTAR NA NOSSA HORTA QUE TÁ MUITO LINDA CHEIA DE COUVE, RÚCULA, COENTRO ETC.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir
  2. Leiam a posição da Coordenadora do Centro de Diabetes do Hosptal Sírio-Libanês (SP), Dra. Christiane Sobral, sobre o Quiabo e Diabetes:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=678996898799836&set=pb.123164884383043.-2207520000.1389036087.&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-frc3%2F996979_678996898799836_943294873_n.jpg&size=400%2C389

    https://www.facebook.com/christiane.sobral

    ResponderExcluir