sexta-feira, 5 de agosto de 2011

UM POUCO DE TECNOLOGIA: LÂMPADAS LED

Como as vezes fico fascinada pela tecnologia, hoje despertei para as lâmpadas LED,não sei se minhas fieis seguidoras sabem de que se trata,mas vou segui no meu firme propósito de informá-las!
Enfim, led é uma sigla em inglês LED (Light Emitting Diode) que é diodo emissor de luz. Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos. Também é muito utilizado em Painel de Led, Cortina de Led e Pista de Led.
São utilizados na indústria da eletrônica há muitos anos, são eles que sempre iluminaram o seu relógio digital e mostravam que seu computador estava ligado. A escala de uso desse material é que aumentou drasticamente. De luminárias a telas superfinas de TV, do celular à iluminação de casas noturnas, o espectro de atuação do LED se multiplicou nos últimos anos.
A sigla LED, numa tradução livre, quer dizer Diodo Emissor de Luz. No entanto, os diodos podem emitir, por exemplo, luz infravermelha não visível ao olho humano. Esse tipo de LED também tem muitas utilizações, uma delas o controle remoto da sua televisão. Por isso que o nome correto para o LED utilizado em iluminação seria VLED, que significa Diodo Emissor de Luz Visível.
Os diodos são materiais semicondutores, largamente utilizados na eletrônico, quando a olhamos para algum aparelho com a referida tecnologia, vimos varias lâmpadas pequenas que a depender de sua capacidade pode aumentar a luminosidade e o foco.
Para uma lâmpada de LED funcional, existe um conjunto de, basicamente, três seções diferentes. O LED propriamente dito, o circuito que o alimenta com energia e, finalmente, a fonte, ou seja, a peça que regula a tensão existente com a usada pelo LED, que é muito mais baixa do que a da tomada ou de uma lâmpada.
É importante entender que em um LED é o próprio material que “acende” e não um filamento, como acontece em uma lâmpada incandescente comum. Isso o torna muito mais durável e mais resistente a movimentos e até a pancadas.
O uso dos LEDs no formato de lâmpadas pré-existentes já é muito interessante, pois embora tenha um custo inicial elevado, o LED tem vida útil muito mais longa do que as incandescentes e fluorescentes, além de ter um consumo de energia muito baixo, o que compensa o custo inicial.
Outra vantagem da durabilidade é a diminuição da dor de cabeça existente com a manutenção: em uma piscina, em que a troca de lâmpadas é sempre trabalhosa, o LED aparece como uma ótima solução.
A utilização das “lâmpadas” compostas por LEDs é especialmente boa no uso externo, porque sua reprodução de cor faz uma diferença na hora de decorar o ambiente, pois ela pode ser de varias cores. Embora já seja satisfatória, tende a melhorar ainda mais. Mas o fato de ter vida útil muito longa e consumo baixo torna seu uso excelente para um jardim, por exemplo, em que a reprodução de cor não é tão importante quanto em uma escrivaninha.
Outro exemplo de utilização caseira de LEDs que vale muito a pena é o uso dessas lâmpadas em balizadores. Seja para uma escada, um corredor ou mesmo indicar o caminho externo, os LEDs permitem que a luminária seja realmente mínima, podendo ser embutida em um contra piso convencional. E a luz não precisa ser forte, basta apenas ser um pontinho que indica o degrau ou o caminho de forma elegante e discreta.
As fitas LEDs já são um exemplo inicial de como a tecnologia poderá gerar novos e interessantíssimos produtos. A fita LED é uma fonte de luz vendida por metro linear e é muito útil para iluminar detalhes, sancas, rodapés e diversas outras formas de utilização de forma prática e com resultados excepcionais.
Se você está pensando em comprar luminárias de LEDs ou mesmo apenas as “lâmpadas” de aspecto convencional que utilizam essa tecnologia, tome cuidado: embora seja uma ótima ideia, nosso mercado está infestado por todo o tipo de material, com variação de qualidade absurda entre eles. Como ainda não há uma normatização clara para o uso de LEDs e muitos países, em especial a China, estão produzindo, há muitos produtos de baixa qualidade e que podem queimar rapidamente, jogando seu investimento ralo abaixo, portanto pesquise, se informe e descubra o que melhor te satisfaz.

2 comentários:

  1. OLÁ
    POXA VC ESTÁ A CADA DIA NOS SURPREENDENDO COM TEXTOS INOVDORES E ATUAIS O QUE NOS LEVA SÓ A PARABENIZAR VC E INCENTIVAR PARA QUE CONTINUE POSTANDO SEMPRE MAIS.
    DE FAATO NADA CONHECIA SOBRE ESTAS LAMPADAS LED E AGORA EM DIANTE JÁ SEI DO QUE SE TRATA.
    VAMOS APROVEITAR!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que por aqui ainda nao chegou as leds.

    ResponderExcluir