domingo, 7 de agosto de 2011

LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS!

Nascemos cercados de proteção dos nossos queridos pais ou até de algum responsável, longo aprendemos a andar, a descobrir o mundo, e a querer futucar o que não devemos, como tomadas, fios etc.
A medida que o tempo vai passando vamos a escola e por lá queremos nos soltar, já não queremos os nossos pais por pertos, desejamos sim, que eles estejam em casa nos esperando
Chegamos a idade da adolescência e quem não sonha em ter a chave do apartamento para sentirmos que somos livres, sem ter que dar tantas satisfações aos coitados dos pais que acham que nunca crescemos.
Ficamos adultos até que enfim, alguns vivem intensamente, aproveitam onde acham que é prioridade e caiem na gandaia, viva a liberdade, sem ter ninguém cobrando nada!
Ledo engano,logo vamos envelhecendo e por conseqüência nos relacionamos e acabamos nos batendo com alguma companhia e ai pensem comigo, aquela sonhada liberdade foi comprometida, breve chega as cobranças e aquela tão sonhada liberdade já era!
Enfim o que vem a ser liberdade? No novo Dicionário do Aurélio Buarque de Holanda Ferreira define a expressão como faculdade de cada um decidir e agir segundo a própria determinação. Mas depois vem: poder de agir, no seio da sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por uma norma definida. E depois: faculdade de praticar tudo quanto não é proibido pela lei...
Talvez liberdade seja para os pássaros, pois alguns conseguem sobreviver sem ser nas gaiolas, por que nós estamos vivendo dentro das grades, dos muros altos, com medo da violência, é o preço da sociedade organizada, ou será a falta de organização?
É preciso ensinar aos nossos jovens o que é liberdade, mesmo que seja dentro das escolas, por que já não sou mais livre somos monitoradas o tempo todo, com pontos eletrônicos no trabalho, com celulares, com GPS, na internet, e não sei onde vamos parar.

2 comentários:

  1. Como ensinar liberdade na escola? A liberdade vai até certo ponto e ela não deve ser sem regras e sim com limites.Num país onde tem tanta impunidade as pessoas acham que podem "tudo".

    ResponderExcluir
  2. olá
    FALAR SOBRE LIBERDADE É MESMO PARA REFLETIR E VER ONDE NÓS E NOSSOS JOVENS QUEREM CHEGAR COM TANTA PERMISSIVIDADE.
    SÃO PAULO JÁ NOS ALERTAVA QUE "TUDO É PERMITIDO, MAS NEM TUDO É POSSÍVEL"; ASSIM SE SEGUIR ESTE CONSELHO DEVEMOS TER LIMITES EM TUDO NA VIDA, NÃO IMPORTA A IDADE, MAS A CONDUTA NA AÇÃO.

    ResponderExcluir