quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ É YNG OU YANG?

Revisando artigos para discussão de uma aula sobre fitoterápicos eis que me bato com ensinamentos da Medicina chinesa , onde classifica os hipertensos em dois sub tipos: os yin e yang, Encontrei esta pesquisa no site www.fitoterapia.com, muito bom que merece aprendermos também sobre este tema, já que nos ajuda a cuidar do nosso corpo.
Os yin caracterizam-se por excesso de líquidos no corpo, musculatura flácida, abdome volumoso, sofrem de gases e frio nas extremidades. Os ´´yang´´ apresentam excesso de tensão muscular e calor no organismo, são agitados e ansiosos.
Para os hipertensos ´´yang´´, recomenda-se ingerir alface, chicória, couve crua, brotos de feijão e de bambu, cogumelos, agrião, pepino, melão, melancia, pêra, abacaxi, laranja, morango, banana, aveia, hortelã, aipim, inhame, cenoura, beterraba.
Entre as leguminosas: feijão branco, feijão fradinho, ervilhas, lentilhas e soja. Tofu tem ação refrescante e pode estar na refeição da noite no lugar da proteína animal. Cereais são indicados para o dia e raízes para a noite. As carnes indicadas são peixes magros e peito de aves (cozidas com hortelã, assadas no forno e grelhadas).
Os yangs deve-se evitar gorduras animais, não exagerar nas proteínas e alimentos com muito sal e café (assim como alimentos que possuem cafeína). Gengibre, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, pimentões e óleo de soja têm natureza quente, por isso é melhor evitá-los enquanto a pressão estiver alta e estivermos no verão.
Para os ´´yin´´, recomenda-se ingerir alho-poró, cebola, salsa, cebolinha, orégano, alho, coentro, cravo, canela, pimentão, gengibre, noz-moscada, feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, espinafre, cereja, pêssego, figo, mamão, arroz e pão integral, farinha de milho, mandioca, inhame, cenoura, beterraba e batatas.
Legumes devem ser cozidos e temperados com os temperos indicados. Carnes magras, grelhadas ou assadas. Prefira frutas indicadas acima e evite as que são muito refrescantes (abacaxi, melão e melancia), pois esfriam o organismo. Os hipertensos ´´yin´´ possuem frio e retenção de líquidos no interior do corpo. Alimentos muito frios devem também ser evitados pelo mesmo motivo.
Nos dois casos é importante que se evite frituras e alimentos salgados, pois prejudicam o coração e a pressão alta. Vale lembrar: ingerir muita água e praticar exercícios físicos é fundamental para os hipertensos.
Agora só resta que minhas seguidoras definam qual o seu tipo, se é um yng ou yang, para já pensarem na prevenção, acertar em uma alimentação equilibrada não faz mal a ninguém.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

É MELHOR COMPREENDER DO QUE JULGAR

Ouvindo uma citação da frase acima, em uma palestra, vi o quanto é grande adotarmos esta atitude, que merece uma reflexão com minhas seguidoras. Buscando uma maior fundamentação sobre o tema , achei este comentário como resposta a pergunta no site de respostas do Yahoo, que estou postando na integra, pois foi impactante para minha compreensão,então vamos a ele:
“Compreender é não julgar o outro por suas atitudes ou ações.
Quando compreendemos verdadeiramente o nosso próximo, não o julgamos,
procuramos entender sua posição ou situação, não entramos em conflito
com a opinião do outro, compreendemos mesmo quando temos uma visão contrária.
Quando nos utilizamos da compreensão, colocamos em prática
a benevolência com o nosso próximo e buscamos sempre entender
o que se passa com ele, não expondo seus problemas nem suas dificuldades,
procuramos ajudá-lo sem fazer julgamentos precipitado.
A compreensão do próximo não é fácil para nenhum de nós,
porque estamos sempre procurando no outro as faltas que nós temos,
por isso muitas vezes nos tornamos individualista e colocamos
o julgamento a frente de nossa bondade.
A mais nobre das compreensões é aquela onde realmente estendemos
as mãos aos irmãos necessitados de compreensão, porque compreender
o belo, o correto é fácil, difícil é compreender o errado, o escandaloso.
Não devemos julgar ninguém, devemos colocar em prática todos os dias
a compreensão diante de qualquer acontecimento,
Desta forma estaremos fazendo um bem imenso ao nosso próximo
e principalmente a nós mesmos, porque estaremos trabalhando
em nós esse sentimento tão maravilhoso que é a compreensão sem julgamentos.”
E vocês queridas seguidoras já passaram alguma situação que foi preciso compreender ou julgar?

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ACOMPANHANDO A CERIMÔNIA DO OSCAR!

A cidade de Los Angeles está ouriçada para ver os astros do cinema, pois a academia de Hollywood vai entregar as estatuetas da 84ª edição do Oscar dia 26 de fevereiro, e por conta desta premiação, nós baianos ficamos duplamente felizes, pois além de vermos os bons filmes sendo premiados, temos o nosso representante Carlinhos Brown participando do evento.
Já ganhou pelo que assisti, ele só por está lá já é um vencedor, vejam que honra, Carlinhos Brown foi homenageado na sexta-feira (24), em Los Angeles, nos Estados Unidos, pelo Comitê das Cidades Irmãs. Salvador e Los Angeles são consideradas cidades irmãs desde 1962, portanto há 50 anos pessoas que incentivam o intercâmbio cultural entre os municípios, como Carlinhos Brown, recebem homenagens, eu não sabia desta irmandade!
Carlinhos Brown recebeu uma indicação na categoria de melhor canção original pela música do filme de animação ‘Rio’, de Carlos Saldanha. "Real in Rio"
Óscar ) ou Oscar é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues anualmente pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais importantes do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar.
Enfim queridas seguidoras, creio que alcancei o meu objetivo sobre a origem das estatuetas,só nos resta torcer para que vençam os melhores, e quanto ao nosso “Carlito Marrone”, cinqüentão enxuto, já é uma estrela!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

VOCÊS SABEM O QUE É ANALFABETISMO AFETIVO?

Como busco inspiração para postagem de temas diversos, hoje como tenho o habito de anotar palavras chaves daquilo que vou lendo, achei interessante o termo “Analfabeto afetivo”, mas o que será isto mesmo???
Devemos começar a reflexão deste assunto dizendo que afetividade pode ser conceituada como todo o domínio das emoções, dos sentimentos , das experiências sensíveis e, permeia toda a personalidade.
Estamos continuamente sentindo aquilo que pensamos e fazemos. Por isso, qualquer distúrbio da vida afetiva acaba por impedir ou pelo menos entravar o amadurecimento da personalidade como um todo.
Podemos chamar atenção que sempre convivemos com adultos com fixação em outra fase de sua vida que não atual, ou seja, já maduros e vivenciando emoções de adolescentes, e quase sempre terão imaturidade afetiva.
Pesquisando sobre o tema encontrei na revista maturidade uma declaração que diz assim: Mesmo em pessoas de alto nível intelectual, ocorre um autêntico analfabetismo afetivo: são indivíduos truncados, incompletos, mal-formados, imaturos; estão preparados para trabalhar de forma eficiente, mas são absolutamente incapazes de amar. Esta desproporção tem conseqüências devastadoras: basta reparar na facilidade com que as pessoas se casam e se "descasam", se "juntam" e se separam. Dão a impressão de reparar apenas na camada epidérmica do amor e de não aprofundar nos valores do coração humano e nas leis do verdadeiro amor.”
Vivemos em um mundo que para muitos, o que importa é o prazer, sem se preocupar com o outro, alias é coisa fora de moda, são relações descartáveis que não são feitas em bases sólidas, o maior prazer é a conquista e não mantê-la.
O analfabeto afetivo é de difícil convivência porque não é consciente de sua fragilidade, por isto vai levando uma vida ordinária até que aflora os conflitos, já que a superficialidade é freqüente. Querem antes receber do que dar.
Para os que sofrem de transtorno da afetividade, o amor acaba por tornar-se uma espécie de "grude" que prende os outros ao próprio "eu" para completá-lo ou engrandecê-lo.
Enfim queridas seguidoras, a pessoa consciente, madura, sabe que o amor se constrói dia após dia, lutando por corrigir defeitos, contornar dificuldades, evitar atritos e manifestar sempre afeição e carinho.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O QUE É MEDICINA VIBRACIONAL?

Lendo um artigo sobre Medicina Vibracional ou Medicina Quântica, gostei do tema e cá estou compartilhando com minhas seguidoras. Será que elas já ouviram alguma coisa sobre este assunto??? Ela nos diz que não adoecemos apenas pelos microorganismos, ou substâncias químicas ou traumas físicos, mas também por disfunções nos padrões de energia emocional.
Buscando uma definição para melhorar a nosso entendimento, podemos afirmar que: Medicina vibracional devemos estudar os fenômenos biológicos sob a ótica da física quântica. Atua no nível “vibracional” e assim trata os desequilíbrios antes que eles se tornem doenças instaladas além de ajudar a controlar problemas crônicos e de difícil solução.
Temos que entender que somos feito de corpos energéticos, o nosso corpo físico é uma matéria densa composta por átomos e moléculas que se unem formando um sistema de energia vital.
A Medicina Vibracional também chamada de Quântica ou Natural, trata o homem como um todo: corpo físico, emocional, mental e espiritual, trazendo equilíbrio e resgatando a saúde do homem utilizando os recursos junto a natureza.
Na medicina convencional, a dita Alopática, a disfunção bioquímica conduz a lesão estrutural, já a Medicina Vibracional a disfunção energética conduz à disfunção bioquímica e esta por sua vez conduz à lesão estrutural.
Todos nós, em algum momento da vida sentimos influência nos ambientes que freqüentamos, das pessoas com as quais convivemos, dos pensamentos que criamos, fato é que por não vermos, muito de nós não acreditamos que um ambiente poderá ser modificado por conta de vibrações.Vale ressaltar que pelo fato de não identificarmos uma vibração, não significa que não estamos sofrendo uma influência.
As minhas queridas seguidoras devem estar pensando, afinal o que um profissional ligado as áreas vibracionais poderá nos ajudar?
Precisamos entender que aqui não vemos a doença e sim o doente e a Medicina Quântica propõe tratamento alternativos do tipo: Acupuntura (com estimulação feita por agulhas, corrente elétrica, ondas sonoras, luz, laser, pressão pelos dedos, freqüências eletromagnéticas produzidas por luz colorida, etc.), Florais, Cristais, Cromoterapia, Homeopatia, Radiestesia, Imposição de mãos, meditação, fitoterapia, etc.
O assunto pode ser abstrato para muitos, mas a mensagem deixada aqui é que antes de tudo, precisamos ter uma melhor compreensão de nós mesmo,que somos seres energéticos e multidimensionais e diante da desarmonia precisamos harmonizar a nós e o ambiente em torno de nós, bem como buscando formas de pensamento saudáveis, sempre!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TORNANDO-SE MAIS ORGANIZADA!

Sabemos que o nosso cérebro é divido em partes e cada uma delas é responsável por algo, tipo assim, um lado é ligado a área da negociação, outra parte ligada as habilidades manuais, outra parte organização, outra ligada ao relacionamento e finalmente uma parte que determina sua organização. O bom seria se nós tivéssemsos todas estas características, por isto vemos pessoas bem comunicativas, outras excelentes negociadoras, outras que fazem verdadeiras obras de arte e outras que são organizadas. Como sei que podemos treinar estes aspectos, lendo uma reportagem em como usar melhor o tempo com as tarefas domesticas, mas do que depressa fui aprender para colocar em pratica e poder sobrar um tempo, tornando-me uma pessoa mais organizada.
Então sem muitas delongas vamos lá:
Analise cada espaço e veja se está usando tudo, porque aquilo que não usa, doe, lembre-se circular a energia é bom demais.
Chegue em cada ambiente com uma caixa, ou balde, tudo que encontrar fora do lugar coloque ai, é importante recolher o que está fora do lugar,ou espalhado. È importante que você tenha caixas para guardar tipo objetos afins, livros, porta trecos, ou seja, tenha um lugar para cada coisa sua. Sempre é bom deixar um cesto para acomodar as coisas que vão saindo do local. E para não perder tempo após recolher já passe um pano molhado com solução desinfetante, já faz dois em um varre e limpa!
Outra dica que achei importante, as coisas que usa com freqüência, deixe em local mais acessível, os objetos que usa raramente deixe nas partes que nunca futuca ou de difícil acesso.
As chaves sempre somem, então estabeleça regras para todas as pessoas que moram contigo, e diga onde as coisas devem ser guardadas, exemplo, as chaves, o porta chaves deve ficar perto da porta, aquela controle remoto que anda de mão em mão, deve ficar perto da TV ou então no porta controle.
Na cozinha reúna os potes e tampas espalhadas pelos armários e gavetas e capriche na arrumação, pois estes potes só servirão com suas tampas, portanto guarde tampados, os velhos, encardidos e sem tampa, ufa, lixo neles, renova!
Seus temperos, aqueles que compra em saquinhos, guarde todos eles em uma caixa plástica com tampa!
• Os talheres e as louças do dia-a-dia devem estar sempre à mão, de preferência próximos do local onde são feitas as refeições, de forma a facilitar o manuseio.
• Mantenha os eletrodomésticos e suas peças juntos.
No seu guarda roupa, aqui que não usa ou só usa uma vez na vida, retire dos cabides e arrume até dentro das suas fronhas, fazendo pacotes. Só deixe as roupas no cabide, aquelas que de fato for usar, ou então as da estação! A revisão no guarda roupa é inevitável!
• Em relação aos jogos de cama, mesa e banho, a melhor maneira de evitar que se misturem é manter as peças do mesmo conjunto dobradas em formato de pacote, assim quando for usar não perderá tanto tempo.
Quando estiver diante de muitas tarefas, poderá ficar ansiosa, achando que não vai dar conta, mas que tal a sugestão de programar o dia para cada tarefa? Assim faz aos poucos e se cansa menos.
Em relação a sua geladeira, guarde tudo tampado, assim evita contaminação com cheiros de outras coisas, e aqueles alimentos que necessitarem de resfriamento prefira comprar a cada semana, já os outros não perecíveis, pode comprar para o mês.
Lembre –se sempre de consumir o que tem mais tempo de armazenado!
Ter planejamento na vida não é questão de luxo e sim de organização, veja qual o seu consumo de fato com as coisas, para evitar desperdícios.
E finalmente se for lenta, quando for sair já deixe separado sua roupa com antecedência, assim sobrará tempo para algo mais.
Espero que tenha contribuído com alguma dica para que se torne uma pessoa mais organizada e como também aceito sugestões.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JÁ É CARNAVAL CIDADE!

Já é carnaval cidade, acorda pra ver moçada! E como sempre o ano só começa após os festejos momesco, vale aqui recordarmos como é definido esta data , já que é uma data móvel.
A data do Carnaval é definida a partir da marcação da data da Páscoa que logicamente também tem sua data móvel.
A data em que cai o Carnaval está ligada diretamente com a data da Semana Santa e da Páscoa. A Páscoa sempre cai no 1º domingo de Lua Cheia da Primavera no Hemisfério Norte (Outono no Hemisfério Sul). Contando quarenta dias antes da Páscoa (período da Quaresma) teremos a quarta-feira de Cinzas, que determina a data do Carnaval.
Depois de marcar a data da Páscoa é só retroceder “47 dias” e teremos a terça feira de carnaval o dia para nos despedirmos da carne, até este dia a carne vale, Carnaval… depois façamos uma abstinência de 40 dias, é a quaresma.
Na verdade a quaresma (40 dias), acaba uma semana antes do domingo da Páscoa, ou seja é no Domingo de Ramos, que foi quando Jesus chegou em Jerusalém a fim de comemorar a Páscoa Judaica com seus correligionários judeus. A partir deste domingo, chamado domingo de ramos, pois o povo saldou a Jesus com Ramos, provavelmente de Palmeiras, começa a Semana Santa que foi a famosa semana em que Jesus fica em Jerusalém com seus apóstolos, faz a Santa Ceia, celebrando a páscoa judaica e depois é pego e crucificado morto e sepultado e ressuscita no domingo de Páscoa.
Aproveite então, pegue sua alegria e curta a folia com todo entusiasmo que a vida merece!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

COMO É O SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

OUVINDO HOJE UMA PESQUISA EM UMA RÁDIO FM LOCAL, GOSTEI DO TEMA E LOGO VIM ESCREVER PARA PODER COMPARTILHAR COM MINHAS FIEIS SEGUIDORAS.
A PERGUNTA ERA ESTA, SE TER UM BOM SALÁRIO É O BASTANTE PARA TE FAZER FELIZ NO AMBIENTE DE TRABALHO? VAMOS RESPONDE-LA????
POIS BEM, TODOS NÓS SABEMOS QUE SE TIVERMOS UM SALARIO JUSTO E DECENTE IRÁ NOS PROPORCIONAR VIVERMOS COM DIGNIDADE, NINGUÉM AQUI ESTÁ NA UTOPIA DE DIZER QUE FIZEMOS VOTOS DE POBREZA, QUE É MENTIRA, MAS O TEMA MERECE UMA REFELXÃO BEM AMPLA, POIS SE VIVERMOS EM UM AMBIENTE DE FOFOCAS, COLEGAS SEM COMPROMISSOS COM O TRABALHO, SEM TRANSPARENCIA DIANTE DA VERDADE DOS FATOS, DE EGOISMO, DE INVEJA E SEI LÁ MAIS O QUE , É PURO INFERNO!
POR OUTRO LADO, PODEMOS ESCOLHER VIVERMOS NA NOSSA, OU SEJA, FICARMOS MAIS CALADOS, NA OBSERVAÇÃO, SERMOS MAIS RESERVADOS, CORRER DOS MALEDICENTES, DAS CONVERSAS INFRUTÍFERAS, OU SEJA, TENTARMOS MANTER NOSSO EQUILIBRIO EMOCIONAL DIANTE DO OUTRO, ESCOLHER ATITUDES MADURAS, AÇÕES BEM PENSADAS, SEM OFENDER O OUTRO, TER ATITUDES DE RESPEITO, ENFIM O SEU LIMITE DEVE ACABAR QUANDO COMEÇA O DO SEU COLEGA..... BUSCAR A PAZ A QUALQUER PREÇO!
É FÁCIL NO PAPEL, NÃO É??? MAS VAMOS ADOTAR O AMBIENTE , PELO MENOS O INTERNO, SAUDÁVEL, POIS SE NÓS FIZERMOS BEM A NÓS MESMOS, SERÁ PURA DELICIA, ATÉ AQUELE SALARIO AJUSTADINHO SERÁ MELHOR APLICADO!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UMA LIÇÃO DE AMOR, O FILME

Assim que terminei de assisti o filme A Lição de Amor, fiquei lembrando das pessoas que conheço que tem pessoas ou convivem com deficiência física e ou intelectual, nas suas vidas e como me comoveu, não pensei duas vezes e cá estou postando. No caso do filme conta a historia de um homem que teve um caso com uma moradora de rua e esta engravidou, assim que pariu deu a ele a filha; ele um homem simples puro, com déficit intelectual correspondente a uma criança de sete anos, apaixonado por filmes e em especial pelos beatles e deu o nome de sua linda criança: Lucy.
Ele cria a filha com ajuda de seus amigos, todos com deficiência intelectual, também tem uma vizinha amiga, professora de piano que dava as dicas para Sam de como cuidar do bebê e não deixar a pequena Lucy com fome, por exemplo, associava os horários das mamadas com os programas da televisão.
Sam cria sua filha com muito amor, só que ela percebe a deficiência de seu pai, e ai ela não quer se desenvolver para não ficar mais inteligente do que ele. Logo tem a sua guarda ameaçada, pois no dia do seu aniversario de sete anos, eles são visitados por uma assistente social e a leva para um orfanato, a dor do pai é de grande!
Lucy fica sob custodia do estado, pronta para adoção, pois a justiça alegou que ele não tem condições de criá-la. Incentivado pelos amigos ele recorre da decisão da justiça, quando uma advogada bem sucedida resolve ajudá-lo, sem cobrar seus honorários.
Creio que o mais bonito neste filme é a maneira como a advogada se envolve com o caso de Sam, pois o amor dele para com a filha é emocionante, e faz com ela reflita sua relação familiar, já que o seu filho tem tudo de material, só que não tem a atenção dos pais, principalmente a dela.
Vimos um homem cheio de amor, de inocência e bondade que tudo que ele queria era amar a pequena Lucy e podemos assistir cenas que nos levam as lágrimas.
Sam luta pela guarda de Lucy nos tribunais, provando que pode ser responsável pela criação da criança, tentando superar os seus próprios limites,uma grande lição de amor!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

USO DE SACOLAS PLÁSTICAS

Ultimamente ouvimos muita discussão em diversas cidades brasileiras contra o uso das sacolas plásticas, me adiantei e cá estou postando o tema, para reflexão com minhas seguidoras.
Sabemos da utilidade e do uso que a maioria das donas de casas fazem com as sacolas plásticas, estas servem para o descarte do lixo, até então não foi criado uma alternativa para desprezar estes resíduos, já que falam em proibição do uso do plástico!
Vimos também a preocupação dos ambientalistas para que o mercado ofereça sacolas biodegradáveis, ou seja, que não fiquem rolando sem ser absorvida e o pior entupindo bueiros, esgotos e sei lá mais onde corre água ou esgoto.
O que merece nossa atenção para o caso é que será que os donos dos mercados estão de fato preocupados com o meio ambiente????? Se a preocupação fosse real, existem também vários outros produtos com embalagens plásticas. Ou desejam diminuir seus custos já que estas sacolas são oferecidas gratuitas ao consumidor??? Não precisa dizer que as sacolas tem o preço embutido nos produtos caros!
Estão em estudando as sacolas oxibiodegradáveis, estas se decompõem em micropartículas e não são consumidos por fungos, bactérias ou protozoários e por conta disto não são eliminados do meio ambiente, então o projeto de lei que estava rolando para ela ser adotada de uma vez, foi vetada.
Enfim, nada tem de alternativa para as embalagens plásticas, para melhor esclarecimento, os materiais realmente biodegradáveis são aqueles provenientes de fontes naturais, capazes de ser totalmente consumidos por microorganismos e que se degradam em até 180 dias. Portanto podemos está vendo propagandas enganosas, que o produto é ecologicamente correto, sem ser!
Podemos até trazer as compras em carrinho de mão, sacolas de papel,sacolas recicláveis,etc, mas e aquele lixo de nosso balde, como será, alguém tem idéia?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É MNEMÔNICA????

Inventaram uma palavra complicada para dizer que, tudo aquilo que se refere à memória ou seja, quando associamos uma nova aprendizagem para alguma coisa, correlacionando a um gráfico, símbolos,por exemplo ou até mesmo uma frase.
É um recurso utilizado para auxiliar na memória, às vezes é preciso decorar textos, fórmulas, pois a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados já conhecidos, ou seja já arquivados por nós.
Identificamos um individuo mnemônico quando grava alguma coisa através de uma referencia a outra, a um sinal, ou símbolo,etc.

Uma mnemônica é um auxiliar de memória., cada vez mais usados principalmente em pessoas já mais madura, quando dispõem de pouco tempo para fixar algum assunto novo ou até para jovens com dificuldade de apreender novos conhecimentos. São frases utilizadas para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de caráter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente.

Ai abaixo, exemplo de uma aprendizagem mnemônica

"Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá

Seno A Cosseno B, Seno B Cosseno A"

-"Fórmula para calcular Seno da soma de dois ângulos: sen(a+b)=sen a.cos b + sen b.cos a (no ritmo do poema Canção do Exílio).
Enfim queridas seguidoras, já sabemos da leitura dinâmica, agora vamos nos tornar mnemônicos, desde modo empurraremos o mal de Alzheimer para bem longe!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O MEDO NOSSO DE CADA DIA

Resisti bravamente em escrever sobre a violência, vista nos últimos dias, para postagem, tentei não me contaminar com o burburinho das pessoas, pois não vemos os arrastões, e nem tão pouco os tiroteiros, mas só de ouvir falar, ficamos ouriçados, parece que a mídia contratou equipes para distribuir nos bairros populares para filmar todos os lances!
A queda de braços dos policiais com o governo está longe de acabar, o exercito se plantou no CAB(Assembléia Legislativa), alguns deles estão nas áreas nobres, e o povão totalmente desassistido, entregue a própria sorte!
Parece que ficar assistindo as cenas de violência, vamos ficando mais nervosos, mesmo que estejamos em casa ,os sobressaltos são constantes, sem falar no barulho dos helicópteros sobrevoando nossos prédios. E o corre corre do povo para chegar logo são e salvo em suas casas! Os comerciantes com medo quem acabam fechando suas lojas!
Sempre ouvi que o medo algumas vezes é bom, pois com este sentimento nos faz despertar do nosso ostracismo, e saímos em busca de mudanças ou melhoras, mas este medo aqui agora, nos faz passar mal, estamos todos sofrendo, quem pega ônibus, quem tem seu comércio, os números dos saques, dos arrombamentos, os homicídios, só aumentam a cada dia, e engraçado eu não vi o exercito prender ninguém!
O mais bonito deste movimento foi a ajuda do arcebispo de Salvador Dom Murilo Krieger, que se ofereceu como elemento neutro para ajudar nas negociações , juntamente com o governo e representantes das associações.Mesmo que a participação dele seja apenas para compor, sentimos a falta dos políticos petistas que deveriam colocar a cara nas ruas até para apoiar o governo, que pelo que vimos está bastante desgastado com esta crise!
Reforço aqui neste espaço os parabéns para a igreja católica que tem um representante que atuou de modo exemplar no momento da crise, vale relembrar do papel da CNBB nos idos dias da ditadura, era a igreja que negociava com os militares para que uma abertura com os civis fosse dada!
Feio mesmo é vermos como a Bahia tem ladrão, pois quem saqueia as lojas, é a população, muito feio mesmo, chega a ser chocante! E o pior tudo é associado aos policiais....
Enquanto nada se resolve, a Bahia via ficando em estado de sítio e vemos chocados o numero crescente dos homicídios, que deus e toda a sua equipe nos protejam

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO NA REDE

A internet é um instrumento que veio para revolucionar nossas idéias, e todo tipo de informações pode nos oferecer, mas antes de tudo, é preciso saber como usá-la, para que não caiamos em problemas de toda ordem, e aqui, nesta postagem de hoje, iremos falar da exposição indevida.
Pois bem, até outro dia achávamos que se estivéssemos dentro de nossa casa estaríamos protegidos, principalmente em si falando de nossos filhos, que como pais atentos, dizíamos: o horário limite são as dez horas em casa. Pronto, filho em casa, no quarto, era sinal de tranqüilidade, hoje, ledo engano, pois em cada quarto tem a disposição de cada adolescente um computador e ele está navegando em terreno público!
Estamos vendo uma onde crescente de pessoas com problemas de exposição na internet, ora com filhos sem limites, ora casais que se sentem traídos virtualmente! Tem homens que preferem assistir sexo na tela do computador, em vez do que buscar fazer o sexo com sua parceira, ali perto dele! Estou com uma amiga que seu filho está viciado pelos jogos , a musica usada estimula o sistema nervoso!
Precisamos entender que a internet (redes sociais, youtube, sites, twitter, etc.) é como se fosse espaço público, como se estivéssemos na rua, numa reunião ou numa festa, essa visão nos ajudará a estabelecer nossos próprios limites bem como as regras a serem seguidas nas nossas relações (com nossos filhos, cônjuges ou conosco mesmos).
A liberdade on line vivida pela internet não nos permite que possamos fazer o que bem entendermos, deve ser entendida da mesma forma que a liberdade experimentada na vida em geral: aquela que é vivida com responsabilidade, respeito e democracia. Precisamos usar a WEB com responsabilidade e tirar dela todas as coisas boas que pode nos oferecer!
Enfim, a ideia deixada nesta postagem é que a pessoa só se exponha na medida em que suporte as consequências dessa exposição.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

VOCÊS SABEM QUAIS OS MOTIVOS DA CRISE NA SÍRIA?

A Síria é um país localizado no Oriente Médio, cuja capital é Damasco,(a mesma que Paulo de Tarso teve a visão com Cristo) cujo presidente eleito é Bashar Assad, que cada mandato são de sete anos e não tem tempo para reeleição, e segundo ele existe uma conspiração estrangeira para desestabilizar o pais.
Enquanto isto a população protesta contra o seu regime que já morreu mais de 5 mil pessoas desde março de 2011 e número de refugiados só aumenta a cada dia.
Pelo revisão que fiz o pais é composto por pessoas mulçumanas chamadas de alauítas (10 % da população) fieis a Hezbolá e tem os sunistas (são 75%) que são contra o poder de Bachar AL Assad.
No poder desde o golpe de Estado de Hafez Alssad, m 1970, a minoria alauíta síria passou a ocupar todos os postos importantes e conta com uma representação muito forte no exército.
Os agricultores sunitas encaravam o poder como o defensor do mundo rural, mais do que poder alauíta, mas o modelo económico mudou coma chegada de Bachar al Assad e a riqueza passou a concentrar-se nas cidades, nas mãos de uma burguesia minoritária e privilegiada, o que acentuou o sentimento de pertença a um clã religioso.
À medida que as aldeias nas zonas fronteiriças são bombardeadas pelo exército sírio cresce o receio da degeneração da crise num conflito entre alauítas e sunitas.
O maior tesouro que a Síria tem é o seu povo, espero que logo consigam paz para poder sossegarem e não vermos mais gente morrer por pura disputa de poder!
Complementações para esta postagem, deixo para minha seguidora, em especial uma delas que é formada em História!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A CIDADE DO SOL, O LIVRO

O autor Khaled Hosseini , retrata através de seus personagens, a vida no Afeganistão, onde a jovem Mariam de apenas 15 anos perde a sua mãe ( a mesma se enforca) depois de ter descoberto que seu pai Jalil tinha vergonha dela, já que sua mãe era empregada da casa e teve esta relação extra conjugal. Ele separa a mãe e filha do convívio de quase todos, até o dia que Mariam vai a casa dele e ele finge que a não conhece e nem se quer a deixa entrar, ela passa a noite na porta da casa! Começa ai sua primeira decepção na vida. Após funeral de sua mãe, seu pai acerta um casamento com Rashid, um sapateiro de 45 anos. Segue seu destino resignada para outra cidade, dizendo ao homem que deveria ser o seu pai, que ele nunca a procurasse.
A sua vida de casada foi envolvida na seca e pobreza do pais, e logo ela foi se adaptando aos costumes e violência do marido. Um dia ela fez um arroz que não o agradou, ele a fez comer pedras dizendo que sua comida tinha o mesmo sabor! Vivia isolada, só saia de burca, no inicio do casamento, ele ainda mostrou o centro da cidade,mas depois ele nervoso, bastante grosso, descontava toda a sua frustração nela! Não conseguiu gerar filhos, engravidava, perdia e agüentava a revolta do marido, seus maus tratos e seguia como uma empregada!
Os vizinhos de Mariam, um dels era um professor que tinha uma filha chamada Laila de 14 anos e permita que ela estudasse. A jovem Laila era apaixonada por Tariq, só que ele foi exilado e no dia de sua partida foi vitima de um míssel, deixando ela ferida, foi socorrida por Mariam, só que o Rashid propõe a menina que se una a eles e lhe dê os filhos desejados. A garota, sem outra saída, engana o sapateiro e lhe diz que está grávida dele; as duas se aliam para cuidar da criança, Aziza, desprezada pelo suposto pai por não ser um homem.
Mariam ainda enfrenta um ambiente hostil com Laila por culpa de seu marido que a cada dia a desprezava e só a espancava. Só que juntas elas aprenderam duras lições e aprenderam a amar a pequena menina e a dividir os trabalhos domésticos e partilham seus suas historias de vida. Quando Laila descobre que está grávida, agora nasce o varão homem desejado pelo Rashid, que dar muito mima o carinho e atenção, deixando a menina de lado, deixando transparecer que não era dele! Elas ainda tentam fugir mas não conseguem, são presas e apanham e sofrem os castigos do marido.
O Afeganistão cada dia mais devastado pelas guerras, Rashid fica desempregado e sua família passa fome, sem opção colocam Aziza em um orfanato para não morrer de fome! Para visitá-la Laila tinha que se submeter as ordens dos talibãs, tinha que sair acompanhada de um homem e o marido já não tinha mais boa vontade. Apanhava varias vezes por estes talibãs por sair sozinha, queria a todo custo visitar sua filha!
O talibã ditava as ordens como o povo tinha que se comportar, não podiam assistir televisão, não tinham acessos a livros que fossem de encontro com o que eles queriam, só que Rashid comprou uma televisão, no mercado negro, para o filho,após assistirem Mariam a escondia em um buraco, nos fundos da casa, pois eles eram constantemente vigiados!
Depois de muita fome, Rashid arranja um emprego em um hotel,e quando ele está trabalhando, o antigo namorado de Laila chega na casa de Mariam, querendo retomar sua vida com ela.Quando Rashid chega, o filho comenta da visita e ele se revolta e agride cruelmente as duas, quando Mariam ver que o brutamontes iria matar Laila, o atinge na cabeça com sua pá, o matando.
Mariam decide se entregar, é condenada a morte e Laila segue para outro pais com seus filhos e Tariq. La eles vão trabalhar como camareira e carregador em um hotel, até que ela decide voltar, para sua terra natal.
De volta para casa passa na casa do pai de Mariam, já que sabia de toda a sua vida, fica sabendo que o pai dela tinha deixado uma carta pedindo desculpas, e um montante em dinheiro. Ela fica sabendo que ele ainda foi em vida visitá-la, só que ela não o recebeu.E percebe que sua grande amiga fez tudo por ela, até a herança recebeu para reconstruir sua vida.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO DA CIDADE, QUEM OCUPA?

Em pouco de mais de um ano, Dilma já fez mais de dez mudanças na sua equipe, esta foi a noticia semanal que mais me chamou atenção para poder refletir com minhas seguidoras. Pois bem, o senhor Mario Negromonte era o ministro da Cidade e foi afastado por escândalos de corrupção. Vale ressaltar que o referido ex ministro não é baiano, nasceu em Recife, é advogado e empresário, fez carreira política na Bahia. É casado com Vilma Negromonte, prefeita da cidade de Gloria (BA).
Segundo a Folha de São Paulo, desde o ano passado, o ministro enfrentava desgaste no cargo. Foi envolvido em suspeitas de pagamentos de mesadas a colegas do PP, fraude num parecer de um projeto milionário da Copa do Mundo e direcionamento de emendas para favorecer sua mulher na Bahia.
Precisamos entender que o Ministério das Cidades foi criado em 1 de janeiro de 2003, tem como objetivo combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
O sucessor para ocupar esta pasta é o Aguinaldo Ribeiro(nasceu na Paraíba, é formado em engenharia civil e administração de empresas, com especialização pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em gestão empresarial). Quanto ao senhor Mario Negromonte afirmou na mídia que vai reassumir o mandato de deputado federal, cuja cadeira estava sendo ocupada por seu suplente, o ex-pugilista Acelino Popó Freitas.
Como fazemos parte de uma grande massa de manobra que nem nos damos conta, os acordos governamentais acontecem, outros perdem seus poderes, por isto resolvi listar a dança das cadeiras do governo de Dilma Rousseff, quem saiu por denúncias de corrupção: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Orlando Silva (Esportes) e Carlos Lupi (Trabalho) o precederam. O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim também deixou o governo, mas por ter feito críticas públicas à gestão.
Enquanto não vemos os projetos deste ministério só nos resta torcer para que o novo ministro seja mais sensível para tanta gente necessitada precisando de quase tudo, até dignidade!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EXEMPLO DE AMOR, FÉ E DEVOÇÃO!

Participar da festa para rainha do mar,foi muito bom,prestar uma pequena homenagem a Iemanjá, é como se fosse antes de mais nada,reacender a fé de todos nós! Reúne neste dia, dois de fevereiro, milhares de pessoas que mantêm a tradição de levar flores, alfazema, sabonetes, bonecas, espelho e demais presentes para agradá-la.
A fila começa desde cedo, fica longa e o mais bonito tudo organizado, ninguém reclama. Os pescadores em forma de agradecimento pela proteção recebida, se reúnem em equipe e ficam atentos aos detalhes, pude presenciar um membro que veio até nos,convidar um senhora idosa para não pegar a fila, estava ao meu lado, indo ver a festa pela primeira vez, o mais bonito, sua filha(evangélica) que veio de São Paulo visitá-la, foi realizar o desejo da mãe, que era conhecer a festa de perto.Outro exemplo de organização, os membros recolhendo os papeis dos frascos de alfazema, para não ficar no chão e causar escorregões no povo!
Pois bem, peguei a fila, sem me preocupar, ali a gente já ver as pessoas desfilando, reconhecemos alguns, o povo dos santos chegando com suas roupas em reverencia aos seus orixás! O carramachão fica arrumado pelos pescadores, juntamente com o Mercado do Peixe, onde o povo vai colocando suas oferendas nos balaios; a medida que vão lotando, são levados até a praia, onde são levados todos de uma vez, em procissão no final da tarde.
Existem as pessoas que vão direto para a areia,deixar suas oferendas na maré, outros alugam barcos, e tem os filhos de santos que fazem verdadeiros assentamentos ali! E ai já viu, vira motivo para visitação pelos curiosos, simpatizantes, imprensa e turistas, admirando as baianas dançando, muito batuque e devoção! Por falar em assentamento, preciso explicar, o dono do centro traz as imagens para a praia, armam tendas, fazem o altar, colocam as oferendas para a rainha do mar, frutas, champanhe, muitas flores e muita animação e muita fé!
Esta festa por aqui é uma grande tradição e esta homenagem a Iemanjá engloba várias crenças,como os adeptos do Candomblé, Umbanda e da Igreja Católica que se misturam no sincretismo religioso, como se ela fosse a Nossa Senhora.
Enfim minhas queridas seguidoras, seja lá qual a sua crença, desejo do fundo do meu coração que as boas vibrações emanadas de um povo que agradece e pede pela paz chegam até vocês, porque tudo é energia, e como precisamos dela, recebam de braços abertos!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por que os japoneses cometem tantos suicídios?

Ouvindo o noticiário parei para entender o motivo pelo qual os japoneses cometem tantos suicídios, pensei que o desespero era por conta da falta de grana, que nada! Vejam ai queridas seguidoras, a pesquisa:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um milhão de pessoas se suicidam todos os anos. Dentre os países desenvolvidos, o Japão é o que apresenta a maior taxa. Na era Showa (1926~1989) chegou a ocupar o primeiro lugar nesse ranking e mais tarde ficou conhecido como "Reino dos Suicídios" (Jisatsu Ookoku).

Na maioria dos países do ocidente, onde predomina o cristianismo, o suicídio é considerado um ato negativo e contra os ensinamentos religiosos.

O Japão, por outro lado, viveu um período em sua história em que o suicídio era até glorificado, como em casos de haraquiri (cortar o ventre a faca ou a sabre) ou os camicases (do japonês "vento divino", se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra alvos inimigos). A dedicação e a fidelidade ao Imperador podem não ter o mesmo sentido hoje, mas devido a esse passado, o suicídio não desperta um sentimento de culpa tão forte como entre os ocidentais.
Muitas pessoas acreditam que o suicídio é um ato repentino. Na verdade não é bem assim. As investigações mostram que os familiares haviam notado pequenas mudanças de comportamento antes das pessoas se suicidarem.
Enfim, cada nação tem seus problemas e como nao divulgam não refletimos sobre o que temos de bom e de ruim e vamos enfrentando tudo sem desistirmos!