sexta-feira, 30 de julho de 2010

SAUDADES, LOURINHA


Aos 30 dias do mês de julho de 1998, a nossa Loura, fez a sua passagem para outra dimensão....
Hoje, só recolho as lembranças da grande mulher que ela foi!
Fazendo uma breve avaliação de sua vida, ela foi uma mulher que teve a vida plena, absoluta, foi muito feliz, apesar das dificuldades que enfrentou.
Casou com o homem que escolheu,foi muito amada e até o fim de seus dias,o amou, e fruto disto teve 7 filhos!
Não foi uma mulher estudada,mas sabida pela escola da vida, sábia na economia doméstica, diplomada em amor, e generosidade. Não podia ver um desfavorecido de recursos financeiros, que logo queria passar uma roupinha....
Quando já velhinha, suas pernas sem muita força,para poder trilhar pelos cantos que tanto gostava,ficava sentada na porta de sua casa em São Roque, e chamava os transeuntes, e perguntava, você é filho de quem? Sempre ligada em tudo e em todos!
Achava engraçado quando ela olhava alguém e logo associava com alguém conhecido,estou com esta mania!
Pois é, querida mainha, herdei o seu legado,seus valores, a sua alegria e hoje só me resta a saudade e a vontade de te dar um forte abraço e ficar na esperança de um dia te encontar......

domingo, 25 de julho de 2010

VOCE SABE A HISTORIA DO SEU NOME?

Movida por pura curiosidade, fiquei a me perguntar, qual a origem dos nomes? Você sabe o porque do seu nome? Como eu sei o motivo do meu, fui fazer uma pesquisa para ilustrar este tema, veja bem, em cada lugar, a cultura é diferente da nossa por exemplo,quando alguém nasce em uma família judia não recebe um nome imediatamente. Os pais convivem com o bebê um tempo. Conhecem mais sobre o temperamento, refletem sobre as circunstancias do parto e avaliam o histórico da gestação. Após esse processo escolhem cuidadosamente um nome que possa traduzir todos estes eventos em uma só palavra. Outro local de inspiração da escolha dos nome s dos filhos é na bíblia.Quem não se lembra dos almanaques, que sugeriam os nomes dos filhos pela data do nascimento, conheço, uma pessoa que a mãe fez isto e o cara se chama de Temistócles, nada contra,mas o coitado até o dia de hoje não sabe pronunciar o seu nome!
Outros são mais excêntricos e escolhem pela pronuncia, ou em homenagem a alguém famoso, ou por puro modismo ou influencia norte americana! O governo em 1973 baixou portaria proibindo os cartórios de registrar nomes nos filhos que fossem criar situações constrangedoras, ainda bem! Por que basta sair as coisas nas novelas, o povo copia tudo, falta criatividade....
Já ia esquecendo, o meu nome foi uma vontade de meu pai, que achava este nome lindo, Regina Lúcia! A primeira filha veio e minha mãe não acatou, quando eu cheguei ela se lembrou do gosto do “veio” e enfim fez a vontade dele!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

UM OLHAR ESPECIAL PARA MONTES CLAROS


Recebi um lindo cartão de amigas mineiras e resolvi escrever sobre a cidade que esta linda igreja faz parte. Montes Claros é uma cidade ao norte de Minas Gerais,com aproximadamente 390 mil habitantes.
A cidade de Montes Claros é um pólo industrial, contando com a presença de empresas como Alprino, Cibratex, Transnorte, Café Letícia, Coteminas, Nestlé, Vallée, Novo Nordisk, Petrobrás Biocombustíveis, Lafarge, dentre outras. O município possui grande vocação agropecuária, sendo conhecido pela excelência da sua carne-de-sol..Com certeza estas amigas me ensinaram muitas receitas com a carne do sol!
Conta com três shoppings: Shopping Ibituruna Center, Montes Claros Shopping e Shopping Popular Mário Ribeiro, ainda não conheço, mas quando for por lá, levarei um dinheirinho para tomar aquele café! Esta é a melhor parte do shoping! Conta também com duas empresas de cinema: Moviecom Cinemas e Ibicinemas.
O Aeroporto de Montes Claros (Aeroporto Mário Ribeiro) localiza-se a 6 km do centro da cidade e é considerado o principal aeroporto de ligação do norte de Minas com as principais cidades do leste/sul do Brasil, prometo juntar uma grana para chegar até ai,quem sabe nao assumo uma prestação a perder de vista?
Possui a maior Escola Pública especializada no Ensino das Artes, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez - Centro Interescolar de Artes
Considerada um polo universitário, Montes Claros conta com a presença de duas universidades públicas e diversas faculdades privadas que oferecem cursos nas diversas áreas do conhecimento - em níveis técnico, de graduação, pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
Dentre as opções de entretenimento e cultura, o município conta com clubes e parques, vida noturna com agradáveis barzinhos, boates e cinemas; grande variedade musical e artística e genuínas produções artesanais; Nas manifestações culturais podem-se destacar as Festas de Agosto (festa de louvor popular em que atuam os Catopês, Marujos e Caboclinhos, representando as três etnias que compõem o povo brasileiro), Festa Nacional do Pequi e eventos voltados para a circulação de riquezas e diversão: Fenics (feira industrial e comercial), Expomontes (Exposição agropecuária), Axé Montes e Carnamontes (micaretas).
Montes-clarenses ilustres
Antônio Gonçalves Chaves
Beto Guedes
Cármen Lúcia Antunes Rocha (Ministra do STF)
Cyro dos Anjos
Darcy Ribeiro
Hermes De Paula (Médico e Historiador)
Maria Estela Kubitschek
Tião Carreiro (Músico)
Não coloquei os nomes da família Carvalho para evitar maiores constrangimentos, pois estas são as pessoas mais importantes de lá que eu amo!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pedras no caminho?

Vejam que mensagem de vida, Fernando Pessoa nos ensina...
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.E que posso evitar que ela vá a falência.Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas ese tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrarum oásis no recôndito da sua alma .É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um 'não'.É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
(Fernando Pessoa)

Lição do Rato

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !! A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda. O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira ! - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações. O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: - O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não ! Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. Moral da História: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

SALVE, SALVE MEUS AMIGOS!

HOJE, 20 DE AGOSTO ,É DEDICADO AO DIA DO AMIGO,E FELIZ É AQUELE QUE TEM AMIGOS POIS PODE CELEBRAR A VIDA, QUANDO ELES ESTÃO POR PERTO PODEMOS SOMAR AS EXPERIÊNCIAS E CONQUISTAS, DANDO-LHES SEMPRE ALGUM SIGNIFICADO A NOSSA EXISTÊNCIA...

CONTABILIZO VÁRIOS AMIGOS, ALGUNS LONGES, OUTROS PERTOS, ALGUNS SÓ VIRTUAIS, MAS TODOS COM SUA RIQUEZA DE VALORES, QUE SINTO QUE FORMAM UMA ESTRELA NO FIRMAMENTO, CADA UM NA PONTA, JOGANDO AS ENERGIAS PARA O CENTRO EM QUE ME ENCONTRO.....
UM FORTE ABRAÇO PARA CADA UM DE VOCÊS!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PALESTRA FEITA POR IÇAMI TIBA EM CURITIBA, VALE A PENA LER!

Já tive a oportunidade de ler dois livros do autor Içami Tiba, bem como assistir uma entrevista dele em um programa televisivo e sempre que leio algo que ele escreve, fico ávida de sempre aprender,e para minha satisfação, recebo este e-mail que relata uma palestra em Curitiba, e pensei, por que não postar? Afinal, minha fiel seguidora é educadora e com certeza, ela deixará vários comentários quando ler!

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa . Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
7. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
8. Temos que produzir o máximo que podemos, pois na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio. Não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
9. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente, pois aquela informação, de que droga faz mal, não está gerando conhecimento.
10. A gravidez é um sucesso biológico, e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
11. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para da droga fazer uso. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
12. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
13. Homem não gosta quando a mulher vem perguntar: 'E aí, como foi o seu dia?'. O dia, para o homem, já foi, e ele só falará se tiver alguma coisa relevante. Não quer relembrar todos os fatos do dia..
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Mães, muitas são loucas. Devem ser tratadas . (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, a sociedade terá que engolir os dele.
20. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. 'Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador'. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. Não há hierarquia. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Tem que controlar e ensinar a gastar. Palestra ministrada pelo Dr. Içami Tiba, Psiquiatra, em Curitiba, 23/07/08. Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP.

Considerações gerias: mesmo que não tenha quem educar, este ensinamento sempre será uma lição de vida!

domingo, 18 de julho de 2010

Qual o caminho para a sabedoria?

Fico refletindo sobre as coisas da vida e hoje me bateu aquela vontade de escrever e quem sabe não consigo fazer um boa mensagem ou melhor, me fazer entender para minha seguidora?Faço vários questionamentos, não estarei aqui preocupada com as respostas, apenas com as perguntas, pois a consciencia de cada um é quem determina onde quer chegar..
Já percebeu as cores em sua volta?
Ouviu os sons ao seu redor, o canto dos pássaros?
Já teve tempo para apreciar a beleza das pessoas?
Voce viu o crescimento de alguém muito querido?
Já caiu em alguma armadilha?
Você tem sonho ou já o abandonou?
Você passa pela vida e reclama de que?
Já teve desilusão?
Já experimentou o amor na sua plenititude?
Já se enveredou no consumismo e mesmo sem poder se endividou sem motivos?
Qual é a sua missão? sabe?
Não importa mesmo as suas respostas, apenas registre que a bondade é mais importante que a sabedoria, e ter consciencia disso é o princípio da sabedoria.....
um forte abraço e busque a seu caminho......

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TROCAS QUE VALEM A PENA, RECEBI POR EMAIL, ACHEI DE GRANDE UTILIDADE!!!!!

1 Pão francês por integral Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.
2 Leite integral por desnatado Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.
3 Óleo de soja e outros por azeite O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
4 Pizza de mussarela pelas de vegetais A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.
5 Salgadinhos por castanhas Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.
6 Cereais açucarados por aveia A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL.”
7 Bauru por peito de peru e queijo branco Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.
8 Camarão por peixe Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.
9 Picanha por lombo O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.
10 Manteiga por margarina Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes. “Os produtos enriquecidos com essa substância são indicados a quem já tem colesterol alto”, avisa Ana Maria.
11 Quindim por compota de frutas Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar
12 Suco de laranja pelo de uva Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.
13 Chá de ervas por chá-mate Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”, conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”, explica.
14 Cebola branca por cebola roxa Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.
15 Molho branco pelo de tomate O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. “Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo”, orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa integral.
16 Chocolate ao leite pelo amargo O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. “Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite”, afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. “Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação”, diz. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição
17 Sal por ervas e alho Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. “Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol”, exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.
18 Frango com pele pelo frango sem pele Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. “Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo”, esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. “Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne”, justifica Ana Maria. Aí, será tarde…
19 Queijo pelo tofu A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. “A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol”, explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.
20 Pipoca de micro-ondas pela de panela Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. “É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa”, argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. “Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola”, diz Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol

COMO ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA

Quando se tem filho adolescente, estes temas sempre chegam até nós, precisamos acompanhar o rendimento, as notas, aquele stress do boletim. Ele necessita evoluir em especial, na matéria de redação, e na interpretação de textos, aí a coisa complica, pois como abordar a escrita, sem ter conteúdo? Não há solução, é preciso se criar um habito de leitura, e deve desde cedo ser incentivado nas escolas!
Quem tem o hábito de leitura são pessoas mais instruídas e informadas em relação a diversos temas, sem falar que tem mais oportunidades na vida.
No Brasil, as pessoas são desprovidas de informação a cerca da importância da leitura, e sem falar que é uma questão cultural, portanto jovens vamos arregaçar as mangas da falta de leitura e tentar reverter este atraso!
Algumas escolas adotam a ciranda dos livros, onde a turma é dividida em equipe, e cada uma adquire um livro, sendo que cada turma deve ler e passar para outra, tudo deve ser controlado com prazos para troca e apresentação.
Valorize qualquer texto, quem sabe o adolescente não tome gosto e se torne uma pessoa consciente e madura!

SÃO JORGE, GUERREIRO!

Ouvindo uma música na voz de Maria Bethania,onde diz que ele é um guerreiro,orgulhoso e é a força maior do seu guia, e fiquei pensando, que é este São Jorge, que tanto amor recebe?
Padroeiro dos escoteiros e do exército .Educado com esmero pela sua mãe,viúva, com muitas posses, entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade.
Manteve-se fiel ao cristianismo, foi torturado para desistir de sua fé, foi degolado. Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente
O que encontrei na pesquisa, feita no Wikipédia:
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil
Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.
São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou.
A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.
A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo.
Depois desta pesquisa, adotei São Jorge como meu protetor, que sabe não precisarei?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NIVER DE GRAÇA

PARABÉNS GRAÇA, VIBRAÇOES DE PAZ E SAÚDE

MANUAL PARA CRIAR FILHOS, COMO SE FOSSE FÁCIL!

Conselhos para criar filhos

Se eu tivesse meu filho para criar de novo, Eu pintaria mais com meus dedos e apontaria muito menos com eles.Eu passaria menos tempo corrigindo e mais tempo conversando.Eu tiraria meus olhos do meu relógio e prestaria mais atenção em quão rápido o tempo está se passando.Eu me importaria em saber menos, e saberia me importar mais.Eu passaria mais tempo brincando com eles.Eu ficaria menos sério e me divertiria mais.Eu correria mais com eles e olharia mais as estrelas.Eu seria menos firme, mas, firmaria mais meu amor por eles.Eu reformaria a auto estima, e deixaria a reforma da casa para depois.Eu amaria menos a força, e viveria mais a força do amor.Autor desconhecido

domingo, 11 de julho de 2010

NOVIDADES SOBRE MAL DE ALZHEIMER

LENDO O JORNAL, A TARDE DE DOMINGO, 11 DE JULHO DO CORRENTE ANO, FOI DESCOBERTO UM PROTEÍNA, CHAMADA CLUSTERINA, ESTA ,SE TIVER EM NÍVEIS ELEVADOS NO SANGUE, ESTÃO LIGADAS AO SURGIMENTO DESTE MAL, AINDA ESTÃO EM ESTUDO, MAS DE QUALQUER SORTE É UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.....

sábado, 10 de julho de 2010

REFLEXÕES SOBRE PERSONALIDADE

REFLEXÕES SOBRE PERSONALIDADE
É engraçado como somos iguais na matéria, mas distintos na personalidade.E afinal, o que é personalidade? De um modo simples, é tudo aquilo que distingue um indivíduo do outro, deriva do latim - persona - que significava máscara, ou seja aquilo que queremos parecer aos outros. As máscaras que usamos são as maneiras como a nossa personalidade se apresenta ao meio onde convive e para o mundo no qual existe e se relaciona.
Na Psicologia a Personalidade é uma organização dos vários sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que se interligam, determinando o modo como o indivíduo se ajusta ao ambiente em que vive. Para o Espiritismo a personalidade está na Alma da pessoa.
Vai se formando ao longo do tempo, desde o nascimento até a idade adulta, e sem muito aprofundar existem dois tipos de personalidade, Extrovertidos, são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas.
Introvertidos são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas.
Nos compêndios ainda tem os sensoriais,intuitivos, pensadores, sentimentais,julgadores,perceptivos, etc
Portanto queridíssimo leitor, é preciso se conhecer, como será que interage com os outros? .E sua cara metade, qual a personalidade dela, e com que mascaras se apresenta?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

SOBRE GRATIDÃO

Este sentimento nobre que demonstra a evolução do ser humano, mostra a grandeza de espírito quando os outros precisam de nós, e o acolhemos, ajudando,dando um pouco de nós.
Quem recebe a benção, não deve esquecer nunca, quem faz, pode até esquecer, mas o criador, tudo que nós fazemos, ele sabe. Se ajudou alguém e este, nao correspondeu as suas expectativas, entrega nas mãos de Deus, pois este abençoou a alvoroda, para que pudéssemos ser felizes desde cedo.
As pessoas, na maioria das vezes,dão atenção especial a tudo que faltam em suas vidas
e se esquecem de agradecer por aquilo que tem.
Portanto agradeça sempre, pelo que tem, pela natureza que o mantém;agradeça os dias, as horas, as pessoas que você encontra no caminho.Todo pensamento de gratidão solidifica a paz!

VOCÊ SE LEVA A SERIO?

Lendo uma revista, prestei a atenção na reportagem cuja pergunta,era a mesma do tema,pois bem, o certo é responder NÃO!mas no fundo levamos a sério, principalmente quando envolve sucesso, amor, grana,sofrimento,sobrevivencia....
As imperfeições e as frustações são inevitáveis, por isto não precisa sofrer, reveja seus conceitos, liste sua vida, ou melhor os problemas e se esforçe para consegui rir de si mesma!

VOCÊ TEM MEDO DE QUE?

Não existe medo sem causa, assim, a causa do medo já é o próprio medo."
Que todos nós temos os nossos, não é novidade, uns piores do que outro, mas é preciso identificar as causas, saber as causas dos nossos receios, novos e velhos, não resolve o problema do medo, não elimina, nem erradica a condição medo do nosso ser. Mesmo assim estamos transcendendo, faz parte da vida.
Cada um busca na direção da sua satisfação pessoal, assim, qualquer coisa que se oponha a esse princípio, qualquer evento que possa parecer um obstáculo à obtenção dessa satisfação, será para nós uma causa, o veículo através do qual o medo se manifestará.
Medo e ansiedade são, portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger.O medo geralmente se refere a um objeto ou a uma situação muito definida. Temos medo do perigo imediato. Já a ansiedade se caracteriza por uma sensação desagradável de tensão e apreensão, fazendo antecipar um perigo futuro, que pode ou não acontecer. No entanto, ambos são sentimentos úteis. O medo protege do perigo e salvaguarda nossa integridade física. Já a ansiedade, enquanto resposta emocional a uma situação, também pode nos estimular na realização de uma tarefa, tornando-nos atentos, melhores.
Atente quando o medo te causar sintomas desagradáveis, que não suporte, aí é preciso ressignificar a situação ou seja procurar ajuda de um especialista para te ajudar a conviver com ele.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SUGESTÕES DE SALADAS

Salada de arroz
3 xícaras (chá) de arroz cozido
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
100 g de presunto cozido fatiado e rasgado
1/2 xícara (chá) de queijo tipo mussarela ralado na parte grossa do ralador
3 colheres (sopa)de azeitona verde picada
1 tomate grande sem semente, cortado em cubinhos
2 colheras (chá) de orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pacote de batata palha
Salada de batata e presunto
• - 600 g de batatas
• - 100g de presunto cortado em fatias
• - 1 copo de iogurte natural4 colheres de sopa de creme de leite
• - colorau
• - sal
• Misture o creme de leite com uma pitada de colorau, iogurte e sal
• Reserve
• Cozinhe as batatas com cascas
• Depois de macias, descasque e corte em pedaços
• Corte o presunto em quadradinhos
• Em uma saladeira ponha as batatas, o presunto e adicione o molho
• Deixe em temperatura ambiente até a hora de servir
Pasta de berinjela
• 3 berinjelas ,vinagre
• tempero a gosto
• descasque as berinjelas e corte-as ao meio e fatie bem fininha
• coloque de molho em salmora por uma hora
• escorra e coloque em uma panela 2 copos de água e 1 copo de vinagre, quando levantar fervura mexa para que todas fiquem com a mesma coloração
• escorra e tempere a gosto com bastante azeite, salsinha, louro azeitonas picadas etc

Reflexões sobre o envelhecer

Assistindo a este video, achei interessante o tema, e precisamos analisar nossos ciclos de vida, como: nascer, crescer e envelhecer. E aí vem a pergunta, estamos preparados para o envelhecer? Será que temos paciencia com nossos idosos? Será que teremos algum cuidador paciente para quando chegar a nossa vez? Então plante coisas boas agora, para não ser abandonado no futuro, pois o mal de Alzheimen pode te pegar!
bjs no coração

SÃO PEDRO 2010


ESTE ANO FOI EM RITMO DE COPA!

SÃO JOÃO 2010


FOMOS PARA A VILA DO FORRÓ, EM ALAGOINHAS, ATENDEMOS AO CONVITE DE EDITE E PEDRO

SOBRE AUTOESTIMA

Lendo a revista Claudia do mês de julho/10, achei a reportagem sobre os 7 pilares da autoestima, super interessante e aí pensei, por que não fazer um resumo e postar no meu blog, já que é de tudo um pouco!
Os pilares são divididos em sete, e o primeiro deles é a FAMÍLIA, pois a autoestima se aprende em casa, onde devemos ser amados, acolhidos e respeitados, o segundo pilar é sobre o AUTOCONHECIMENTO,quando nos conhecemos, saberemos ver nossas qualidades, ou até mesmo, melhorarmos os defeitos, investigar o que esta dando errado,ou seja, mudar de padrão!O terceiro pilar é a INTELIGÊNCIA, as boas ideias que temos, nos faz mais capazes, pois temos de encontrar saida até para a crise! O quarto pilar é a BELEZA, o segredo é se aceitar como somos, cuidar do que temos com carinho e sermos generosos com a nossa história. a beleza pode ser definida em: SER BONITA, que tem a ver com os traços do biotipo, ESTAR BONITA tem a ver com a produção e SENTIR-SE BONITA, que está ligado a autoestima, este terceiro é o mais importante.O quinto pilar é sobre AMIGOS, eles confirmam com a presença deles junto a nós que somos merecedores de ser amados, além de trazerem pesrpectivas e ficamos mais interessantes por conta deles, já o sexto pilar, o AMOR, o afeto acende a nossa luz e nos oferece uma chance de evoluirmos, quando amamos tudo brilha! e o sétimo pilar é o RECONHECIMENTO, pois ele e que revigora e nos mantém conectados ao que é impotante também para nós, não só para os outros, pois admirar é tão importante quanto ser admirada.
Finalizando as nossas ações devem ser aprovadas, antes de tudo por nossa consciência, portanto aproveite as lições para construir e proteger o seu maior aliado: sua autoestima.
Abraços de Regina

O PODER DAS CORES NA NOSSA VIDA!

O simbolismo das cores é muito forte no nosso dia a dia, é só prestarmos mais atenção e verificarmos ao nosso redor, pois bem, a cor azul, nos dar uma força,ou poder, fé, sabedoria para enfrentar as adversidades, já a cor amarela, nos passa equilíbrio e iluminação, a cor rosa, é puro amor, a cor branca determina a pureza, a paz, a perseverança, a cor verde é a cura, a verdade e precisão da lei, já cor vermelha é a dedicação a vida e ao amor! A cor lilás ou violeta, é a cor da misericórdia, da transformação e liberdade; se tiver enfrentando energias negativas, a cor violeta transforma!
A depender da sua situação, veja qual o dia da semana e se proteja ,ou melhor se apegue aos santos, pois cada dia da semana pertence a um, exemplo, se for segunda feira vista branco e o dia pertence a São Lázaro, se for terça feira a cor é azul e o dia é de santo Antonio, se for a quarta feira, vista-se de vermelho e o dia é de Santa Barbara, na quinta feira, a cor é verde, e o dia é de São Jorge, na sexta feira aí é branco, pois é o dia do nosso criador, sábado é o dia de Nossa Senhora de Santana, pode escolher pelo menos uma peça na cor azul, verde ou branca, e no domingo está liberado, use o que seu astral determinar e boa sorte!

terça-feira, 6 de julho de 2010

SE NÃO FOSSEM OS AMIGOS......

CARO LEITOR

Quem tem amigos, enriquece a nossa visão do mundo, e uma amiga, em especial a mineira Jaciara, bem sabida nestas coisas do mundo virtual, me estimula sempre, pois sendo muito inteligente,logo aprende a lidar com as ferramentas do computador e cria coisas lindas, e desta vez, me contaminou para que me estimulasse e divulgasse as minhas escritas e me aventurassse de vez no mundo do blog, relutei, bati a cabeça e cá estou eu, feliz, por me sentir valorizada , me sentido capaz e grata a esta minha amiga mineirnha, que mesmo de longe soube me conduzir neste processo!
Do jeito que gosto de escrever, ninguém me segura!

DE TUDO UM POUCO

AFINAL, QUEM É REGINA ON LINE?

Sou uma pessoa alegre, de alto astral,de bem com a vida,feliz,generosa,comunicativa,que gosto de gente com conexões elevadas e da natureza. Estou cheia de compartimentos vazios para acrescentar sabedorias,ensinamentos,lições de vida, enfim tudo aquilo que venha contribuir para meu autoconhecimento e crescimento espiritual